Análise Experimental do Comportamento

Princípios de Análise do Comportamento

A base da análise comportamental foi desenvolvida por Ivan Pavlov e B. F. Skinner, psicólogos de renome mundial, largamente estudado em diversas universidades, e principalmente no Brasil.

Os termos são técnicos e as teorias foram desenvolvidas e estudadas em laboratórios, e alguns equipamentos foram criados e desenvolvidos para este fim, como é o caso da caixa de Skinner, pois, como o nome já diz, fora desenvolvida pelo psicólogo que traz o seu nome.

Noção básica: “toda mudança no ambiente, elicia uma mudança no orgânico humano e não humano, e essa mudança eliciará mudança no ambiente”

1. Eliciar; Termo usado, comparado a palavra “provocar”, algo capaz de causar uma mudança no organismo vivo, humano e não humano.

2. Estímulo reflexo; É tudo o que elicia a mudança instantânea, “inconsciente”


3. Estímulo incondicionado; São estímulos que já nascem com o organismo, não são aprendidos, são comportamentos inatos, já vem com a espécie, Ex.: “extinto de sobrevivência”.

4. Estímulo neutro; São estímulos que não produzem ou não tem efeito nenhum, para eliciar qualquer mudança no meio orgânico, Ex.: “musica não provoca fome”.


5. Estímulo condicionado; É o estímulo neutro que foi emparelhado, para eliciar a mesma resposta que o reflexo incondicionado inato.

6. Magnitude; É a intensidade do estímulo, quando mais forte, a resposta pode ser mais rápida, havendo exaustão do estímulo, aumenta a magnitude para obter a mesma resposta.

7. Latência; É o tempo que ocorre entre o início do estímulo e o momento efetivo em que ocorre a resposta.

8. Resposta; É o mesmo que comportamento.

9. Reforço; é a repetição do estímulo depois de certo tempo em que acorre a resposta, mesmo que estímulo reforçador.

Comentários

Observações que valem como complemento do esquemas de reforçadores:


Esquemas que dependem "apenas da emissão da resposta":

1º CRF: Reforçamento contínuo, toda resposta é reforçada;

2º FR: Razão fixa. Após um número fixo de respostas, o reforço é produzido.

3º VR: Razão variável. Após um numero variado de respostas, o reforço é produzido;

Esquemas que dependem da emissão da resposta (+) a passagem do tempo:

1º FI: intervalo fixo. Após um tempo a primeira resposta é reforçada;

2º VI: Intervalo variável. Após um tempo variável, a primeira resposta é reforçada.

exemplos de reforçadores:

1º Num jogo de futebol, um torcedor acompanha o movimento dos jogadores ativamente, pois gosta de vêr lances geniais.

Análise:

a) Reforço: vêr lances geniais;
b) Resposta: acompanha os movimentos ativamente;
c) Esquema: VI " ele vê;
d) explicação: depende da resposta e do tempo que passa"

Ressalva: resposta é o comportamento do torcedor, que atento, espera com o tempo passando para que ocorra lances geniais, se ele deixar de acompanhar ativamente, pode perder os lances..."o reforço prende o comportamento do torcedor".

2º Ao comprar 20 pacotes de açucar o consumidor poderá trocar as embalagens vazias por um livro de receitas.

Análise:

a) Reforço: ganhar o livro de receitas;
b) Resposta: após comprar 20 pacotes de açucar, se comprar 11 ou 19 não ganha o livro;
c) Esquema: FR "depende de um número fixo de resposta", a cada 20 embalagens;
d) Explicação: depende da resposta e não do tempo".

3º O marcineiro lixa a madeira várias vezes para torná-la lisa.

Análise:

a) Reforço: tornar a madeira lisa;
b) Resposta: lixar a madeira várias vezes;
c) Esquema: VR "depende apenas da resposta que é variável, se lixar pouco ou muito;

depois continuamos...

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin