Abordagem Etológica da Pesquisa sobre Desenvolvimento Infantil

Transcrição do texto supra citado:
Introdução...
O problema
Como a natureza e o desenvolvimento de uma criança pode gerar problemas de interpretação na psicologia clinica e psicologia social?
Na abordagem os psicólogos tendem a abordar dois enfoques: Ao possuírem orientação acadêmica e experimental, tencionarão em defender uma ou outra teoria da aprendizagem; por outro lado se possuírem uma orientação clínica, seguirão uma ou outra influência da psicanálise. Os dois podem concretizar experimentos de grande significancia. Entrementes, as buscas incessantes de correlacionar as duas tendências levaram a desconfiança e conflitos mútuos .
Os psicanalistas compuseram-se em estudar precípuamente e foram os primeiros e analisar as relações do homem que sendo mediadas pelos instintos tiveram suas raízes na biologia que com força incólume os impele a ação. Os psicanalistas levam em conta que sendo estes instintos fortes o bastante e surgem com ímpeto e de forma sucessivamente ontogenética na organização gradativa, nem sempre é bem-sucedida, pois quando surgem duas forças antagônicas levam o indivíduo a realizar proezas de que se lamentará posteriormente.
Os psicanalista têm frequentemente manifestado impaciência para com a a bordagem dos teóricos da aprendizagem. Em sua teorização, parece haver muito pouco lugar para o sentimento humano ou para a motivação que jorra das profundezas insconscientes e irracionais. Ao analista e ao psicólogo clínico, sempre pareceu que o teórico da aprendizagem está tentando meter a força um litro de natureza humana rebelde dentro de um dedal de rígida e pretenciosa teoria.
Iversamente, os teóricos da aprendizagem criticam os psicanalistas. As definições de instinto são notoriamente insatisfatórias e suscetível de degenerar em alegórico. Embora as descrições clínicas sejam volumosas, os relatos de observação sistemática continuam sendo escassos. O método esperimental se faz notar por sua ausência. Pior que tudo, as hipóteses são frequentemente formuladas de tal maneira que é impossível testá-las - um defeito fatal para o progresso científico. A teoria da aprendizagem, sustenta-se corretamente, define os seus termos, formula as suas hipóteses operacionalmente e passa a testá-la mediante experimentos planejados.
Abordagem Freudiana:
Ele atraiu a atenção para problemas psicológicos de importancia clínico imediata, como também a sua série de conceitos invocadores de um inconsciente dinâmico constitui na prática um modo útil de ordenação de dados.
Mas, há o status precário de muitas de nossas observações, da obscuridade de muitas de nossas hipóteses e, sobretudo, da ausência de qualquer tradição que exija que as hipóteses sejam testadas.
Foi neste estado de espírito que o autor deparou-se com a obra de vinham sendo realizadas pelos ÉTOLOGISTAS. Encontrou uma comunidade de biólogos que estavam dedicados ao estudo do comportamento dos animais em seu habitat natural, que não apenas usavam conceitos como também os instintos, conflito e mecanismos de defesa, extraordinariamente semelhantes aos que são empregados em nosso trabalho clínico do dia-a-dia, como faziam descrições maravilhosamente detalhadas do comportamento e haviam criado uma técnica experimental para submeter suas hipóteses a provas. A etologia está estudando os fenômenos relevantes de um modo científico. Na medida em que estuda o comportamento social e, especialmente o desenvolvimento de relações familiares em espécies inferiores, o autor acredita que os pesquisadores, com este método, estão estudando um comportamento análogo, e talvez por vezes, homólogo, a muito do que nos preocupa clinicamente com conceitos operacionalmente definidos e experimentos, está empregado um rigoroso método científico.
A principal característica do enfoque etológico é a do processo de seleção natural... por causa do comportamento como preocupação básica do processo de seleção natural...
Darwin:
Assinala que cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, do mesmo modo que é dotada de suas próprias peculiaridades de estrutura anatômica.. Enfatizando que "os instintos são tão importantes quanto a estrutura corporal para o bem estar de cada espécie" - Darwin formula a hipótese de que "todos os instintos mais complexos e maravilhosos" se originaram através do processo de seleção natural, tendo preservado as variações continuamente acumuladas que são biológicamente vantajosas .
Os Zoólogos:
Eles têm-se empenhados em descrever e catalogar os padrões de comportamentos que são características peculiares de cada espécie, que embora muitas variáveis hajam, são marcas distintivas de cada espécie (o papo vermelho do pintarroxo, as estrias da pele do tigre). Esses padrões se desenvolvem de um modo característico em quase todos os indivíduos de uma espécie e até em indivíduos que vivem em isolamentos, é evidente que são, em grande medida, herdados e não aprendidos. Influência ambiental - Por outro lado encontramos indivíduos que tais padrões de comportamentos não se desenvolveram ou adquiriram formas peculiares, e poderemos concluir, portanto, que o meio ambiente também tem certa influência.
continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin