Esta é a voz do meu Amado!

Leitura bíblica:

"Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros."
(Cantares 2.8)

Quando medito nesta passagem, viajo em minha imaginações, românticas e maravilhosas, que há no amor deste casal. Há uma nítida expressão melodiosa, e trocas de afetos, entre os dois, que muitas vezes se desencontram em determinadas situações, mas que por fim enlaçam-se num enredo singelo e apaixonante! O amor é forte, mais que a paixão,  pois resiste as circunstâncias e os percalços do caminho.

Versículos chaves de grande valia, aos sentimentos aqui abordados, que podem tocar as nossas expectativas:

"Beije-me com os beijos da sua boca..." (1.2)

"Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: onde apascentas o teu rebanho?..." (1.7)

"Eis que és formosa, ó amiga minha..." (1.15)

"Eis que és gentil e agradável,  ó amado meu..." (1.16)

O carinho demonstrado em palavras, são conhecidas e reconhecidas pelos dois. Pois ambos expressam seus sentimentos, do recôndito de suas almas, revelando sentimentos profundos, e não superficiais.

No verso 10 do capítulo 2, lemos: "O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem."

Chegando então,  na melhor parte, que tocou-me profundamente, ela diz: "Esta é a voz do meu Amado..."

Ela consegue identificar a voz daquele a quem ama a sua alma:

"Mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face, aprazível." (2.14)

"O seu falar é muitíssimo suave..." (5.16)

"Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado que estava batendo: Abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada..." (5.2)

No rasgar das sedas, verbalizadas nos elogios do amado, percebemos em todo o período, que o amado, não muda o tom, nem o sentido, nem as palavras, pois o seu objetivo e ser reconhecido por sua amada! Ele é transparente como ela mesma diz aos que lhe perguntam:

"Que é o teu amado, mais do que outro amado... que tanto nos conjurastes." (5.9)

Com arma em punho, ela responde: "O meu amado é candido e rubicundo, ele traz a bandeira entre mil." (5.10)

Ela começa a descreve-lo, apaixonadamente, mas, certa de que é amaor intranhavel:

"A sua cabeça... Os seus olhos... As suas faces... As suas mãos... As suas pernas... O seu falar..." (5.11 à 16)

Ela conclui, dizendo: "... Sim, Ele é totalmente desejável..." (Cantares 5.16b)

Ela conhece... Ela reconhece...

Quem sabe, muitos vendo a sua dedicação ao Amado da sua alma, não consigam entender, e digam: - Quem é esse o teu amado, mais do que todos os amados que você ja teve?

O amado, não é amado somente no corpo,  mas na alma!

Quando lemos a passagem que diz: "As muitas águas,  não poderiam apagar esse amor nem o rios afogá-lo;..."

Quero dizer, que o amor deve ser do Cerne para o Soma, da Alma para o Corpo, considerando negativa do tempo do verbo, no versículo, "Não poderiam" Quando se ama no recôndito, se ama com a alma, e considerando que a alma, segundo a bíblia, é a sede dos desejos e das emoções,  entendo que, o desejo ardente pelo amado, deve ser maior, deve ser superior, do que qualquer desejo efêmero,  e deve ser refletido no corpo. "Psicossoma" mente e corpo, o corpo cativo e em sentimentos saudáveis, nutridos pelo amado!

Doutra forma, vemos e percebemos, muitos amores e paixões, superficiais, sendo afogados pelas águas das circunstâncias da vida. Lembremo-nos sempre, o nosso amor e dedicação ao Amado, será sempre colocado a prova, e o que ficar disto, é o que você realmente sente:

"A obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta, e o fogo provará qual seja a obra de  ada um." (1° Corintios 3.13)

"Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimentos; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." (1° Corintios 3.15)

"Por que o amor é forte como a morte... As suas brasas são brasas de fogo, labaredas do Senhor." (Cantares 8.6)

Misericórdia!  Como é lindo podermls abrigar o amor de Deus, ardentes em nossos corações,  acima de tudo! Se o amamos, então temamos, pois Aquele que não olha para as superficialidades das aparências,  mas, para Aquele que, com olhos como chamas de fogo, olha para o coração, e o esquadrinha e o perscruta e sonda! (1° Samuel 16.7 - Apocalipse 2.18 - Salmos 139.1)

IDENTIFICANDO A VOZ DO AMADO

O declínio da meditação,  pauta-se,  na capacidade de alguém conseguir identificar a voz de uma pessoas, dentre milhares de outras, incluindo o barulhos e as manias.

"Esta é a voz do meu amado..."

Jesus disse em João cap.10:
3. A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.
4. Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;
5. Mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Bíblia JFA Offline

Ó amado, como é linda a sua voz!

Quanto tempo faz que não ouço a sua voz?

A ausência de som, deixa-nos preocupados. Será que estamos surdos, ou será alguma anomalia? Estamos vindo para a igreja ouvir a voz de Deus, a voz do amado. Depois de diversas mensagens pregadas, conseguimos identificar a voz do amado, em meio a fonética, e as articulações do mensageiro?

Conseguimos separar o que Deus falou conosco através do pregador, ou nos emocionamos com a homilética e a loquacidade do som da sua voz? Percebemos que pessoas ouvem, ouvem e ouvem a pregação, mas não têm coragem de indagar, como Isaque:

"Então, se chegou Jacó a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é a voz de Jacó,  porém... as mãos são as mãos de Esaú."

Eu não consigo ver, mas sinto que a voz não é de quem eu penso ser?

Estamos sendo enganados pela voz, ou pela apresentação? A voz não se pode falsificar para sempre, pois isto acarretaria problemas na faringe, laringe. O corpo pode ser enfeitado,  mas até este será desmascarado. Mas tem gente que não se importa, acostumou-se tanto com a mentira, e a falsidade que já passou a sustenta-la como verdadeira, pois teria que reconstruir um vida inteira edificada sobre a mentira.

Quando eu digo, que não se pode imitar ou falsificar para sempre, é que a pessoa se do má, não consegue sem boa por imitação, chegará o momento em que ele vai se entregar,  e estragar tudo!

Não estamos mais em tempo de sermos levados por vozes emotivas, mas com a voz do amado!

Qual o valor da voz do amado?

Quando estamos orando, de olhos fechados, ouvimos as vozes de alguns irmãos que oram também, e vamos reconhecendo e decifrando, esta voz é a voz de fulano, aquela de siclano, a outra de beltrano. Reconhecemos as vozes. Paulo diz:

"Há por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação." (1° Corintios 14.10).

"Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será barbaro para mim." (1° Corintios 14.11)

Quando participava da faculdade de psicologia,  lembro-me de um estudo de Lev S. Vygotsty, que dizia: "Linguagem, sentido e significado"

Quando ouvem uma coisa, e interpretam conforme o conhecimento que tiveram daquele assunto. Muita gente não possui um vocabulário de sentidos e significados, ou de figurativos e literais.  Como pois interpretam o sentido da voz?

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin