Tirou-me Deus a vergonha!

Leitura:

Gênesis: 30.
22. Também lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a tornou fecunda.
23. De modo que ela concebeu e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus o opróbrio.
24. E chamou-lhe José, dizendo: Acrescente-me o Senhor ainda outro filho.
25. Depois que Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Despede-me a fim de que eu vá para meu lugar e para minha terra.
(Bíblia JFA Offline)

- Já era tarde, quando ouviram-se rumores do momento sublime, o nascimento de mais um herdeiro. O suor escorria pelo corpo da jovem Raquel; Dores lancinantes faziam-se necessário a cada contração, para que o pequeno e franzino bebê, pudesse vir a mundo. Ele chegou! saudável.
Os anos passavam e o menino crescia, sem a proteção de sua mãe, mas com os cuidados exagerados do pai. Todos percebiam isto, havia algo de especial na relação de Jacó com seu filho José; Seria um meio de evitar que o menino, não sentisse a falta de sua mãe, ou o fato de seu pequenino, se parecer com ela, fazendo-o lembrar a cada olhar, mas ele não era o menor?

Quando nasceu a seu irmão, Benjamim, a morte levou-a com seus braços longos e frios, não permitindo, que fosse amamentado por sua mamãe. Naquele dia, não havia sons festivos, nem danças ou canção alegre; Amigos e conhecidos, observavam de longe, Jacó despedindo-se do seu morto, segurando em seus braços o recém-nascido, Benjamin e a seu irmão José.

Doravante, antes a este fato, havia uma rivalidade; Providência divina acerca dos futuros acontecimentos. Raquel, a preferida de Jacó, não podia ter filhos, ou havia algo no tempo, que impedia que seus filhos, chegassem primeiro do que os filhos de Léia,  sua irmã. Por ser a amada de Jacó, Raquel tinha privilégios, porém Léia, era desprezada, mas Deus a abençoava com filhos; Um símbolo de fertilidade para o patriarca; Raquel, porém, não gerava, veja:

Gênesis: 29.
31. Viu, pois, o Senhor que Léia era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre; Raquel, porém, era estéril.
Bíblia JFA Offline

- O quê nos adiantaria, termos privilégios, sermos aquele que atrai a atenção; Se isto, está sendo usado para humilhar a alguém. Raquel era a escolhida, foi a fez brilhar os olhos de Jacó, mas não gerava; Raquel poderia, ter reconsiderado, que o costume da região,  dizia, que mulhere estéril,  era sinal de desaprovação diante de Deus, e que Jacó a amava acima disto;

- Podemos ter sidos escolhidos, mas a nossa semente ainda não veio, o patriarca nos ama, mas, não geramos nenhum fruto; Os outros nos observam, talvez até mesmo os pensamentos de Jacó diziam: Lutei sete anos por ela, e ela não me dá filhos!

Observemos então, por outro ângulo. Rebeca, sabendo do grande amor de Jacó, e que sua irmã o disputava, e todas as vezes que ela se deitava com ele, gerava, e ela NÃO! Rebeca, chegou a achar que era a culpa de Jacó; Ele, porém, a repreendeu dizendo:

Gênesis: 30.
1. Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão eu morro.
2. Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel; e disse: Porventura estou eu no lugar de Deus que te impediu o fruto do ventre?
Bíblia JFA Offline

Havia uma disputa, a inveja por um filho, contra a inveja por um amor!

A cada filho, Léia fazia uma declaração gaborosa, um culto de ações de graça e mandava um convite a Raquel:
- Venha ver, Deus me deu mais um filho!

Gênesis: 29.
32. a Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição; agora me amará meu marido.
33. a Simeao; disse: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada...
34. a Levi; disse: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado.
35. a Judá disse: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso lhe chamou Judá.

Deus repudia toda e qualquer provocação acintosa, mesmo que esteja alicerçado sob uma bênção que ele concede, veja:

"...e cessou de ter filhos." (Gênesis 29.35)
(Bíblia JFA Offline)

Léia, sentia-se privilegiada, mesmo que desprezada pelo marido, porém com a bênção da fertilidade, desprezava a AMADA! Era como se ela dissesse:
"por Ruben, Ele vai me amar, agora"
"por Simeão, ele não vai me desprezar"
"por Levi, Ele vai ficar comigo"
"por Judá,  Ele virá louvar comigo ao Senhor"

Provérbios: 24.
17. Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração;
18. para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira.
(Bíblia JFA Offline)

Depois, que Léia debochou de sua irmã, não gerou mais, e vendo que não gerava mais, usou a mesma estratégia de sua irmã!

Até que Rebeca, ao dar a Luz, a Benjamin, veio a falecer!

Léia,  passou a ser a única herdeira do amor de Jacó, em contrapartida,  amou a José,  o primogênito de Rebeca!

Nunca devemos intimidar as pessoas em nome do amor que ele sente por nós, não coloque em duvidas este sentimentos; Rebeca, ameaça Jacó dizendo: "- Dá-me filhos, senão eu morro." - Deus ouviu aquilo! - Jacó,  defende-se: "- Estou eu no lugar de Deus...?"

Acompanhando o drama, Deus pode ter dito: " - Você não tem filhos, mas está viva! - Eu te darei filhos, mas você morrerá! (Rebeca morre ao nascer a seu filho, Benjamin).

- A luta acirrada, deixou tristezas, e consequências amargosas; dos quatro filhos de Léia, somente Judá foi poupado; de Rebeca, dos dois filhos, dela, José era perseguido pelos irmãos, sendo alvo de invejas e conluios malignos; Benjamin, sendo pequeno foi usado como custódia para castigar os irmãos inconsequentes!

Lembro-me do título que fora escolhido: E tirou-me Deus a vergonha, o opróbrio, aviltação, a vileza; Quando Deus, operar um milagre, em nossas vidas, cuidado para não se achar o tal; Não oprimirás a ninguém, lembrando que fostes também oprimido, e Deus te Livrou da vergonha, nao fique cantando de galo, achando que foi uma vitória para humilhar os teus adversários!

Lembremos: Deus pode salvar o teu inimigo, e ele vai comemorar ao teu lado, e você vai ter que aceitar!

O Céu não é nosso, ele é para nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin