O despenseiro fiel.

Leitura bíblica:
1 Coríntios: 4. 1. Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
                     4. 2. Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.
Fonte: Bíblia JFA Offline

A escolha do tema, nasceu de uma observação importante acerca do que buscamos, quando nos achegamos ao despenseiro, e o que ele nos oferece, quando nos abre as portas de seu celeiro:

- Quantos estão sendo fiéis?
- Consideramos o despenseiro?
- Ele nos oferece os mistérios de Deus?

E na condição de despenseiros de Deus:

- Podemos sentir que somos fiéis na hora de alimentar o povo?
- Possuímos os mistérios de Deus?
- Despensamos ou dispensamos os que se achegam a nós?

Atentemo-nos fielmente nos Parônimos existentes:
O vocábulo: "Despenseiro" O encarregado da despensa, que cuida da despensa, que administra a despensa (comida, alimento).
                      "Dispenseiro" é aquele que concede, que distribui, que oferece, e também dispensa não coisas, mas as pessoas (contingências)

E parônimos são palavras semelhantes na grafia e no som, mas com significados distintos. Isto posto, começaremos a dizer que se o despenseiro tem que ser fiel, que o seja, também, dispensando o conhecimento no intendimento do seu vernáculo (língua).

Nota:
Contingência é, em primeiro lugar, algo que pode acontecer no futuro. Assim, uma medida contingencial é medida que tem por finalidade ser usada se efetivamente surgir uma possível situação futura. Mas contingência pode significar, também, cota, parcela, parte, quinhão. Nessa acepção, serve de base para a formação do verbo CONTINGENCIAR, que significa, então, o ato de impor limites e regras em relação ao uso de orçamento, verbas ou recursos. É a essa noção que se liga o substantivo CONTINGENCIAMENTO.

  Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/contingenciar/

Estamos vivendo dias, em que os despenseiros se fazem necessários, e com discernimento do tempo e da ocasião, dos necessitados e abastados, pois, se o povo necessita, ou não, devemos atraí-los a despensa, com o graça da consideração e dos mistérios ocultos em Deus.

- Onde estão os despenseiros fiéis?

Deus levantou a José, como despenseiro em seus dias - O mesmo Deus, Levantou Moisés, para despensar ao povo no deserto, o Maná - O nosso Pai, abre-nos as portas do seu celeiro, por Cristo, o nosso despenseiro fiel, para que possamos experimentar a multiforme graça de Deus.

1 Pedro: 4. 10. servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
- Bíblia JFA Offline

A multidão,  que já chegava a quase cinco mil homens, afora mulheres e crianças, compreendia um desafio aos observadores numa despensa que se limitava a cinco pães e dois peixinhos, ora são cinco pães para cinco mil pessoas, em matemática significa 5/5000, ual! Não é 5000/5, ou seja, o despenseiro deve dividir o que tem a um Mistério de Deus:

5 ÷ 5000 = 0,001 =  Cálculo humano

5 ÷ 5000 = 5.000 homens + 5.000 mulheres + Crianças + 12 cestos cheios = Despensa Fiel

Lucas: 9. 13. Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. Responderam eles: Não temos senão cinco pães e dois peixes; salvo se nós formos comprar comida para todo este povo. - Bíblia JFA Offline

Inacreditável Milagre, do despenseiro dos mistérios de Deus. Quanto mais eu dou aquilo que Deus me deu, mais eu tenho para oferecer ao povo, Jesus é a fonte, nós somos os despensadores. Percebemos a hesitação dos discipulos, acerca da despensa e da quantidade do povo, seria melhor dispensá-los, mas, Jezus disse - Dai-lhe vós de comer!

Com quê?

Somente temos isto?

O quê fazer?

O Despenseiro é semelhante ao mordomo, e o mordomo é aquele que serve, e se servimos, estamos de pé e os convidados, não podem se alimentar de pé,  devem estar assentados, e a honra secular recai sobre àquele que se assenta, o mordomo, por sua vez, oferece aos convidados as melhores acomodações e o melhor alimento, às vezes, eles não estão com muita fome, mas, quando o serviço é oferecido com  eficiência e qualidade dinâmica, eles acabam aceitando as iguarias de nossa despensa. Portanto, seja o melhor naquilo que faz, seja fiel, e ofereça os mistérios (Novidades) de Deus aos convidados e ouvintes!

Os mistérios de Deus, são os frutos dos dependentes ativos na providencial necessidade do povo. Quando dissemos que a honra secular recai sobre àquele que se assenta, na mundo espiritual de Deus, a honra recai sobre aquele que serve. Pois quando o povo precisa comer e não simplesmente necessita comer, oferecemos a eles os mistérios ocultos de uma alimentação consistente e maravilhosa. Se eu não tenho novidades a oferecer, deve ser que não estou ativo, ou em contato com o dono da despensa e o resultado é oferecer a mesma comida da semana passada, ou suprimentos plageados de outras fontes, que podem até fazer o povo sentir náuseas espirituais e começam a rejeitar nossas provisões. Mistério é mistério, e somente a tem, quem depende das dependências da despensa milagrosa.

- Assentaivos! - Já preparei a mesa. Enfeitei-a e nela, estão as iguarias de um belo jantar. Tomem os vossos assentos - A sua frente está posto uma novidade para hoje.

Aquela panela arredondada, com uma tampa cincurdada que protege o alimento que nao esfrie - Abra-a e se revelará os mistérios de Deus, mas, deixe, que eu vos sirva, e coloque em vossos pratos, a quantidade exata daquilo que lhe satisfará. 

Entrementes, acredito que o despenseiro, deve viver e sentir ao máximo a sua dependência à despensa de Deus. Não é por quê trabalha, em outras áreas de sua instituição que deixará abandonado a sua principal atividade na despensa. Não se irritando, achando que não dá conta, deve ter sensibilidade àquilo que o povo precisa, e não ficar se enchendo da evasiva de que, não possui isto ou aquilo em sua despensa. A despensa é de Deus e somos administradores, portanto há algumas exigências para se estar alí:

Tito: 1. 7. Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; - Bíblia JFA Offline



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

A Salvação. Russell N. Champlin