O que ganha almas, sabio é
O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.
Provérbios: 11. 30. - Bíblia JFA Offline
- O que ganha almas sábio é.
Ganhar almas, não é salvar, somente quem pode salvar é Jesus Cristo. Muitos dizem: - Pregamos hoje e ganhamos algumas almas! - Ora, qual alma foi salva? - Ou, Quem garantiu isto ao pregador? - As pessoas ficam aquém do significado de se ganhar almas!
- Ganha quem cuida, quem visita, quem protege, quem educa e qualifica com habilidades para que a nova alma possa desenvolver-se, com imunidades as intempéries espirituais que surgirão pelo caminho. O caminho é longo, e se não estivermos preparados, como daremos continuidade ao processo de ganhador de almas?
- Concordo plenamente que o pregador, é o que lança a semente, e outro colherá, mas, e depois?
O sábio onde está? No exórdio do versículo está para - O fruto do justo, é... a sua vida! Embevecido estou com aqueles que, apenas fazem campanhas para lançarem a rede, para pegar grandes peixes que podem ser vistos pelos olhos da ganância e da crítica construtivas e que não possuem um lugar preparado para colocarem os pequenos peixes e muito menos os grandes... pois, se houverem entre os arrependidos 15 pequenos e 1 grande, olham para o "peixão" - mas, e depois?
- Queremos ganhar o mundo, sem se importar com os que combalidos caem em inanição dentro do redil. Ninguém visita Ninguem!
Temos muitos sabios com as estantes abarrotadas de técnicas de pescaria espiritual, mas, e depois?
- Depois, quem conduzirá, quem treinará, quem habilitará - Ah! ele tem que vir com a própria vontade, e se virar, dar um jeito de amadurecer! Então temos ou teremos muitos que estão entre nós, que não "vivem" - apenas "sobrevivem" entre os mais fortes!
Percebemos que, o que ganha almas, sabio é, e mesmo depois de muitos anos, "tenho sido ganhado" por pessoas com poucos dias de fé. Ganhamos com obras piedosas e sentimentos pelos mais fracos e caídos pelo caminho. Oh! Que gratidão terá, aquele que depois de sarado, não repartirá ele a sua saúde em proveito do seu próximo? Jesus, qua do se apresentava, não indagava aos visitados, qua tos e como foi o delito, mas ele estava ali para restaurá-los.
Uma coisa é certa, achamos que somos os melhores e imbatíveis do mundo, e esquecemos que o amor piedoso e incondicional ao próximo daquele que está a deriva é que pode nos ajudar a alcançar a misericórdia de Deus. Achamos também que o mundo está de olhos fechados para a nossa vida e a vida da nossa igreja e fé. Muitos deles, tem parentes que pertencem a nossa comunidade, e que os amigos deles conhecem a nossa reputação, sendo boa ou má, e que também muitos deles, estão desviados por "N" motivos, como faremos para evangelizarmos novas pessoas se não cuidarmos primeiramente daqueles que estão entre nós?
Estamos preparados para ganhar as almas que estão necessitadas dentro de casa, de nossa comunidade, e explicitamente, dentro de nossa igreja?
Temos, muitos crentes que há muito tempo, não veem para os cultos e ninguém passa em revista para certificar - o fulano não veio?! E quando reclamamos, ou informamos as autoridades competentes, quem se importa, pois estão tão ocupados com os seus afazeres eclesiásticos, que no mínimo pensam: se não estão aqui é por que não era pra estar aqui - Outros ate acham bom - Se for pra andar de qualquer jeito, é melhor não vir - Onde fica a piedade?
Talvez num futuro próximo, o tal sofrerá algum deslize, e sorverá em sua consciência um choque traumático, quando precisar de uma visita e perceber que não virá ninguém!!!
Onde está aquele que tocava, cantava ou profetizava e até pregava? - Quem se importa? - Se não for renomado, da família, ou uma figura importante - Quem vai visitar o irmão "Jão" que está inválido numa cadeira de rodas, ou em dependência física de outrem para se locomover?
O poder da visitação nao necessita de retórica humana e sim de humanismo, piedade e sentimento. Quando citei acima, as autoridades competentes, refiro-me aos consagrados e ungidos para aquele ofício, e se o necessitado fosse uma destes oficiais? Não visitariamos somente por que ele já é consagrado? - ou negligenciaríamos, pelo fato de que ele nada fez pelos outros?
Muitas tribunas e pulpitos estão enfeitados de obreiros, querendo mostrar serviços ou apenas enfeitar o local com suas belas vestimentas e bíblias de última geração, buscando serem os próximos na lista de pregadores da noite, para poderem apresentar suas notas sapiensais. E pregam de tudo menos aquilo que vivem. Não ouvimos em suas mensagens exemplos deles no campo, em visitação, ou intercedendo por alguém. Doravante gastam-se em suas exposições, querendo demonstrar habilidades em grego, hebraico e aramaicos, sendo que os necessitados somente produzem ou entendem um "cearenses" ou um "baianês" tosco e rude. E quando muito apelam para uma história que aconteceu há 100 anos em sua vida, e nunca mais. Onde está o interesse em descer do púlpito e não ter acontecido nada de extraordinário, mas, as pessoas sentirem que você é piedoso e que possue o Espirito de Deus!
Enfim, o que ganha almas, sábio é... e o seu fruto é arvore de vida! Podemos notar muitos que estão sem vida, sem motivo, sem inspiração, sem levesa, sem graça, e não é julgamento, veja se elem estão ativos, em funcionamento? Jesus, disse que pelo fruto conheceremos a árvore.
Onde está o meu fruto?
Onde está a minha árvore de vida?
Onde estão as minhas almas?
Aquele que visita, deve estar preparado para sofrer os sofrimentos que não aparecem nas tribunas de muitas igrejas. Pois ninguém quer ouvir um sermão de um mensageiro que sofreu ou sofre por uma causa. Paulo disse: - "Todo aquele que quiser viver piamente por Cristo Jesus padecerá perseguição!"
Negamos os ensinos de Mateus 5 versiculos 3 à 11 sem explicitamente negarmos, pois seria vergonhoso, mas...
- Quem quer ser bem-aventurado por padecer por causa da justiça?
Comentários