A verdadeira mentira

Leitura bíblica

Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
1 João: 2. 21 - Bíblia JFA Offline

A testemunha verdadeira não mentirá, mas a testemunha falsa se desemboca em mentiras.
(Provérbios 14.5)

"... Nenhuma mentira vem da verdade."

Diante daquele homem, estava a pura representação do engano, as artes mirabolantes, faziam a platéia presente, curvar-se com segurança as suas convicções falaciosas. Mas aquele que estava diante dos magos, tinha a certeza de que a sua verdade suplantaria todo embuste a sua frente, quando de repente, o poder que transformou a sua vara em serpente, fez com que engolisse as pseudo cobras que cascavelavam diante dele. Onde foram parar a suas varas, depois que a serpente de Moisés voltou a ser seu cajado?

Nenhuma mentira vem da verdade!

O lábio de verdade ficará para sempre, mas a lingua mentirosa dura só um momento.
(Provérbios 12.19)

E bem verdade que as varas dos feiticeiros transformaram-se em cobras, mas suas cobras não se transformaram em varas. O cajado de Moisés foi e voltou, houve uma manifestação de mão dupla. Os magos ficaram sem as suas varas, e isto era desonroso para um representante com poderes!

Onde está a sua vara, seu profeta?

Ilusão, a mentira de verdade

A ilusão tem a capacidade de ofuscar a razão para que não se possa discernir a realidade dos fatos. Ser iludido é ser enganado. Viver uma ilusão significa viver um engano, viver uma percepção falsa da realidade.
Fonte: http://www.significados.com.br/ilusão

Desilusão a arma que a mentira rejeita

Este é um fenômeno exclusivamente humano, desilusão, ato de desiludir-se, desenganar-se, o que pressupõe que nos enganamos sobre algo ou alguém, que em um momento qualquer,  acreditamos.

Por mais doloroso que possa ser vivenciar a desilusão, o processo anterior de nos iludirmos é parte da construção de nossa capacidade de suportar perdas, e de criar mecanismos que nos sustentem para enfrentá-la.
Fonte: http://www.paralerepensar.com.br/

Verbo t.d. Verbo bit. e Verbo pronominal
Deixar de possuir as ilusões de; perder as esperanças colocadas em algo ou alguém; desesperançar-se.
Exemplos:
Não posso desiludir minha mãe; não quero desiludir os alunos de seus objetivos; você não pode se desiludir.
- Fazer com que alguém sofra uma decepção; ser alvo de decepção; desapontar-se: Exemplos:
Nunca quis desiludi-la; O amor sempre desilude; Desiludiu-se com o emprego.
Fonte: http://www.dicio.com.br/desiludir

Somos iludidos ou buscamos a verdade pelas conquistas de nossas desilusões?

A ilusão pode ser benéfica, até que ponto?
Ao desiludirmos alguém, fazemos mal?

Acreditar em algo, não significa necessariamente que estamos nos iludindo, mas, acreditamos nas pessoas, no caráter e na integridade, com bases nas análises que fazemos acerca de seus comportamentos. São fatos, pois a mentira não pode se sustentar por muito tempo. Temos uma base, o mentiroso procurar mentiras para sustentar aquilo que ele não é,  aí esta os versados em ilusões,  e eles protegem com tanta veemência,  que acabam acreditando em suas proprias mentiras. Nasce nesta defesa o psicopata, neurótico e psicótico e por incrivel que pareça o normal:

Mas o mentiroso também passa por dificuldades, e quanto mais cai na tentação de mentir, tanto mais difícil vai ficado controlar a abundante base de dados das versões de suas mentiras, mais difícil vai ficando garantir a coerência das estórias, mais necessidade de novas mentiras para encobrir as antigas.... a farsa cresce em progressão geométrica.
Fonte: http://www.psiqweb.med.br

O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominavel e se confunde.
(Provérbios 13.5)

Nenhuma mentira vem da verdade, mas a verdade pode vir da mentira?

Peguei pesado! Mas, quanta gente vive a partir de uma verdade, criando suas mentiras? Vejamos exemplos nos filmes cinematográficos, onde recentemente Noé e Êxodo tem revelado os absurdos na sua montagem, e tem muita gente criando as suas mentirinhas enfeitadas para forçar uma verdade com mais opulência. Já não basta dizer a verdade, muitos estão enfeitando para que se pareça mais maravilhoso.

A palavra de Deus não precisa destas armas,  nem habilidades engenhosamente confabuladas. A verdade vale por si mesma. Jesus disse ninguém me convence de pecado. A mentira é pecado, e o diabo é o pai da mentira.

Mentira, mentirinha, ilusões e a arte do engano,  não pode satisfazer a alma sedenta pela VERDADE. O caminho guiado pela mentira, leva-nos a um lugar cheio de amarguras.

Dos seus caminhos se fartará o infiel de coração,  mas o homem bom se fartará de si mesmo.
(Provérbios 14.14)

Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis...

As pessoas sabem que estão inventando, e podem cair nos laços da mentira. Sabemos a verdade, temos consciência da verdade e não precisamos da mentira.
- Quantos dizem coisas, como se fossem as suas idealizações. Conhecemos a fonte, mas, nunca ele declara, para se parecer inteligente. A citação da fonte, tornará belo o sermão, pois vai declarar que somos culto, e pesquisadores. E por falar em pesquisadores, não somos os únicos a pesquisar, quantas pessoas também possuem a informação, e fica feio, você suplantar citações ou idéias como se fosse sua! Acima fiz citações e abaixo de cada uma a sua fonte, se alguem quiser comprovar, já terá sua consulta. Encontrei uma base a partir de outras pesquisas, isto é louvável. Um dia desses, ouvi um sermão,  com palavras bonitas, mas, não era a  ensagem oriunda do pregador, ele não teve nem coragem de mudar nada, fazer uma resenha, ou mudar as palavras, o camarada ainda disse que havia recebido, enquanto orava de madrugada. Ora, se sabemos quem foi o verdadeiro originador do estudo, e que o indivíduo estava imitando, com certeza duvidaremos que ele recebeu enquanto orava e muito menos se ele orava.

Sabemos a verdade. Basta?

A verdade muitas vezes magoa, fere, desmascara, mas é a única com o poder de cura e elucidação. Mas, parece que as pessoas não estão preparadas ou não querem enfrentar ou serem confrontados com a verdade. Quando eu estava observando o quadro onde Dom Pedro I, montado num cavalo formoso, erguia a espada junto as marguens plácidas do rio, uma professor chegou perto e disse que na verdade, o imperador estava sentado sobre uma mula e não em um azalão. Fiquei chocado e quase não aceitei. Infelizmente era a verdade, o quadro foi desenhado a pedido de críticos que aconselharam a sua concepção, para impressionar. A mentira tem esta função,  impressionar, e a verdade tambem tem a função de esclarecer, desiludir os enfeitos dos embusteiros com interesses velados.

Doravante, as pessoas preferem a mentira, pois, as mesmas podem proteger as suas fantasias e devaneios.

Jesus disse: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

Nos encontramos com ela, somos apresentados a ela, mas nos decepcionamos quando ela começa a expressar-se de encontro as nossas convicções. Quando já estamos destruídos, sem forças para reagir, quando não há mais soluções, então, somente assim, aceitamos alguma coisa, menos a verdade!

Poucos se deixam destruir, pela verdade que arranca as suas máscaras, dando cara nova a situação. Pois preferimos viver num mundo de enganos, com o risco de sermos descobertos, do que admitir que a vergonha sobrevirá àquele que não confessar. Não lemos nós na palavra de Deus que Ele, "...busca os verdadeiros... e a tais que assim o façam" João 4.24 (abreviação nossa) e Ele conhece os que são seus...

Vivo defendendo uma verdade, que me corroe e me consome, pois, no mercado das palavras, o que esta sendo negociado são expressões que teem muito a dizer e pouco a revelar. Aprisionam os que se deixam iludir com palavras enfeitadas de misticismo. E triste mas com ousadia devo expressar esta minha declaração, colocando-me contra aqueles que deixam de falar a verdade com bases evangélicas, para falarem coisas que agradam...

Jeremias chegou a declarar:

Jeremias: 20. 7. Seduziste-me, ó Senhor, e deixei-me seduzir; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio o dia todo; cada um deles zomba de mim.
8. Pois sempre que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio para mim, e um ludíbrio o dia todo.
9. Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais.
Bíblia JFA Offline

Em outras versões diz: Persuadiste-me ou Iludiste-me...

Dizer a verdade pode custar caro, mesmo quando o povo quer ouvir... ficam sem fôlegos na igreja, nem glórias a Deus dão para não serem descobertos, diante de um profeta ousado como João Batista, que recebia o povo vindo a borbotões, querendo ser batizados - Ele usava as palavras intimidadoras: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da íra futura?

Lucas: 3. 7. João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura? - Bíblia JFA Offline

Interessante que Mateus no capítulo 3.7 diz que João intimidava os escribas e farizeus, que vinham para ser batizados... se fosse nos dias de hoje, muitos não falariam estas palavras quando viessem pastores de outras instituições para fazerem parte de nós...

Quê? Se eles não querem a verdade, não serei eu a dizer!

- Queremos a verdade ou preferimos viver uma vida de mentiras ou ilusões?

- Quando acordármos, poderá ser tarde demais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin