Jeremias - Deus estabelece

Leitura:
Jeremias 1.8 - 10
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

Quero pedir perdão aos irmãos ouvintes, pois empreguei grande esforço para preparar a minha mensagem, e quando digo, minha mensagem, quero dizer que quando Deus me deu, ela começou a fazer parte de mim, foi gerada e sofrida por mim, e por isto, quando percebido a gravidade do conteúdo, senti ela me consumir e me reconstruir. Esta mensagem me faz perecer e reviver, perder o fôlego e respirar o ar da esperança a cada dia - possui as minhas entranhas - possui a minha vida - o meu DNA. Acredito piamente que pregadores devem receber a mensagem e pensar a sua vida nela e vivendo aquilo que vão pregar, para depois subir aqui na tribuna e testemunhar ao povo seu compromisso com aquilo que pregam e vivem. Não estou querendo dizer que os que já pregaram aqui não tenham feito isto, doravante, ouvimos tanta gente vivendo e pregando como se fossem outros pregadores, e percebemos os "tiques" deles em sua mensagem - E os tiques do seu viver, do seu envolvimento?

O povo sente quando estamos pregando, e o Espirito Santo comunga com os crentes numa mesma sintonia, se a mensagem é original ou não. Enfim, não adianta ficar apenas confeccionando sermões vazios de um viver experimentalmente piedoso, estamos enfadados de sermões que exaltam a própria habilidade do homem, e não a suficiência de Deus.

Jeremias, não tinha uma mensagem alegre, animadora ou popular, ele não foi no mercado das mensagens e fez uma perquisa para saber o que estava na moda para ser pregado, mas sim, ele ouviu e recebeu a sua mensagem diretamente do próprio Deus que lhe disse:

 - Vá para onde eu o enviar, fale o que eu lhe ordenar e não tenha medo do povo. Então, acrescentou uma grande promessa: "porque eu sou contigo para te livrar" (Jr. 1:8). Ele teve uma gloriosa promessa - Eu sou  contigo para te livrar - A sua mensagem era de extrema urgência, era perigosa e era contraditória - Seu principal alvo era a superficialidade do povo - Deveria ir de frente aos juízes, sacerdotes e ao rei, principalmente o rei Zedequias, que era medroso e indeciso.

Agora, imagine o povo esperando uma mensagem de livramento contra o exército de Nabucodonosor e ao invés disso, ela fosse de submissão, o povo começou a chama-lo de traidor!

Imaginemos agora, chegar num lugar onde esta tudo construído,  esta tudo no lugar, as coisas funcionando perfeitamente, o povo esta orando, consagrando, oferecendo seus sacrifícios, e...

Você recebe uma mensagem contraditoria, uma mensagem de arrependimento, uma profecia de uma iminente tragédia!

Antigamente, quando ouvíamos acerca de que tal dia viria um pastor trazer a mensagem, percebíamos algumas pessoas falando: - Este pastor é fogo, é linha dura, é conservador, Deus revela para ele coisas tremendas, e as pessoas quando vinham para aquele culto, tinham o cuidado de se comportar de maneira a não dar motivos aparentes para os assuntos de sua pregação. Superficialidade. O povo do tempo de Jeremias viviam de aparência, achando que Deus nao conhecia seus corações.

Pecavam e diziam - Eu não pequei!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin