Sede Sóbrios!

Os oásis da vida cotidiana, tem procurado burlar os nossos sentidos no tocante à realidade. Sejamos sóbrios diante das ilusões traves tidas de felicidades, os inimigos estão soltos querendo aprisionar os incautos e enebriados pelas facilidades que o presente século oferece.

Estamos vivendo um momento ímpar,  onde muitas e não poucas pessoas, não querem acordar pra realidade. Andamos fugindo das desilusões, preferimos ser iludidos e enganados pelo falsos prazeres, e isto tem sido um dos motivos de muitas frustrações. Ser sóbrio,  é estar alerta, vigilante com relação às influências no modismo, e devaneios mercadejados, nas prateleiras que prometem sanar as ansiedades da sociedades. Quantas pessoas preferem perder as rédeas e o controle de suas ações,  por simples prazer efêmero. Descontroles emocionais tem gerado problemas duradouros e incuráveis nos desajustados e sequiosos. "Sede sóbrio e vigiai" é o conselho de Paulo, acerca dos fins dos tempos, onde as pessoas procuram desenfreadamente aquilo que não podem, olhando para as coisas e não olhando para cima. As distrações que nascem na busca por estas coisas, tem transtornados os valores éticos e morais, e minado paulatinamente a fé das pessoas.

O termo grego nephálios significa "sóbrio" no tocante a bebidas alcoólicas, mas sua forma verbal é usada de forma figurada, no Novo Testamento, para indicar um espírito bem-equilibrado, autocontrolado.

1° Tes. 5:8; (Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;)
2° Tim. 4:5; (Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.)
1° Pedro 1:13; (Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo.)
1° Pedro 4:7; (Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração;)
1° Pedro 5:8. (Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;)

O trecho de Tito 2:2 (Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância;)

Exibe a forma adjetivada dessa palavra, a qual, naquele contexto, pode incluir a idéia de sobriedade literal, abstinência de bebidas intoxicantes. O termo grego agkráteia significa "Autocontrole"; mas algumas traduções traduziram-no, "Auto-sóbrio".

Atos 24:25; (E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei.)
Gál. 5:23; (A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.)
1° Cor. 7:9; (Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.)
1° Cor. 9:25; (E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.)
Tito 1:8; 2:2; (Mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante;)
2° Ped. 1:6. (E à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade,)

Também devemos pensar no termo grego sophronéo (e seus derivados), que algumas vezes é traduzido por "Sóbrio", mas que tem o sentido de mente sã, razoabilidade, bom juízo, moderação, prudência e castidade.

Mar. 5:15; (Chegando-se a Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, sentado, vestido, e em perfeito juízo; e temeram.)
Luc. 8: 35; (Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus, a cujos pés acharam sentado, vestido e em perfeito juízo, o homem de quem havia saído os demônios; e se atemorizaram.)
Rom. 12:3; (Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.)
2° Cor. 5:13; (Porque, se enlouquecemos, é para Deus; se conservamos o juízo, é para vós.)
1° Timóteo 2:9,15; (Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,)
1° Timóteo 3:2; (É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;)
Tito 1:8; (Mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante;)

O homem sábio livra-se dos excessos das massas humanas e conserva uma mente sóbria, bem-equilibrada e razoável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin