Servos dominam sobre nós!

Servos dominam sobre nós; ninguém há que nos livre da sua mão.

Lamentações 5:8

 

Expressão paradoxal...

O Servo serve...

O Senhor domina...

Se o servo domina, então seu senhor está dominado...

Não é a imposição da posição que domina, mas a condição.

 Ao tolo não é certo gozar de deleites; quanto menos ao servo dominar sobre os príncipes! Provérbios 19:10

 

O servo Primeiro será servo por Último: (Marcos 10.44) 

 

42. Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas;

43. Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;

44. E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.

 

Porém... O servo domina: (1° Reis 12.7)

 O rei servir?

(O rei Roboão) E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.

 

O governador servir?

(O governador Neemias) Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo, e tomaram-lhe pão e vinho e, além disso, quarenta siclos de prata, como também os seus servos dominavam sobre o povo; porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus. Neemias 5:15

 

O servo dominará?

O servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos receberá parte da herança. Provérbios 17:2

 

Acaso é Israel um servo? É ele um escravo nascido em casa? Porque, pois, veio a ser presa? (Jeremias. 2.14)

 

Israel: Príncipe! (Gênesis 32.28) – Significa “Aquele que Luta com Deus”

 

Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

 

Aquele que não serve, não serve para servir...  

 

Expressão pleonástica...

 

servo bom e servo mal:

 

A raiva é a personificação do servo, quando o seu senhor é dominado pela raiva, pois o desobedeceu!

 

O senhor é dono do servo...

 

O que sabemos do servo?

1. O servo ficará pra sempre em casa...  João 8:35 

(Não é bem verdade, pois se desobedecer, pode ser desprezado, rejeitado, e vendido... e ao filho que estas coisas não pode acontecer...)

2. O servo não sabe sobre o seu senhor...  João 15:15

3. O servo só pode olhar nas mãos de seu senhor... Salmos 123:2

 

Servos do Senhor:

 

1. Israel (Isaías 41:8)

Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;


2. Davi (Ezequiel 34:23)

E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.


3. Nabucodonosor (Jeremias 27:6)

E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servoe ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam

 

4. Faraó Neco (2º Crônicas 35.20-23) 

“mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; guarda-te de te opores a Deus, que é comigo, para que ele não te destrua.”

 

5. Ciro (Isaías 44.28) 

Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.


Continua...

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin