Que farei pra herdar a vida eterna!
Leitura Introdutória.
(Lucas 10.25-29).
E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
- Você tem lido o que está escrito na lei?
- Como você tem lido?
- Porque lemos a bíblia, ou as escrituras?
Análise da indagação: do Doutor da lei, do Príncipe, do Homem, do Jovem!
E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (Lucas 10.25);
E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? (Lucas 18:18);
E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (Marcos 10.17);
E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? (Mateus 19.16);
A curiosidade e interesse pela vida Eterna estava na mente de todas as classes sociais, faixa etária e na sociedade da época!
Hoje, quem se preocupa com a VIDA ETERNA?
Em Eclesiastes 12 - Temos na epígrafe de algumas bíblias a seguinte expressão:
A mocidade deve preparar-se para a velhice e para a morte!
- - Quem se prepara para a velhice?
- - Quem se prepara para a Morte?
- - Como se preparar para a velhice e para a morte?
Os entendidos, e os que se acham sábios, se levantam(ficam agitados), quando encontram alguém que possui um conhecimento que faz sentido, e que vai de encontro as suas limitações do doutorado!
Ao dizermos que o FOCO da indagação, palavra do discurso, ou o início da conversa foi acerca da VIDA ETERNA e não da parábola do BOM SAMARITANO, Entendamos que, a parábola do Bom Samaritano foi uma consequência basilar do ensino que, não adianta querermos começar por cima e esquecermos da base, ou seja, o trato com o próximo!
Isto vemos perfeitamente, quando o Doutor da lei, querendo justifica-se, interpela o mestre:
....E quem é o meu próximo? (versículo 29)
Visão descendente:
- Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração;
- E de toda a tua alma;
- E de todas as tuas forças;
- E de todo o teu entendimento;
- E ao teu próximo como a ti mesmo.
Visão Ascendente:
- E ao teu próximo como a ti mesmo;
- E de todo o teu entendimento;
- E de todas as tuas forças;
- E de toda a tua alma;
- Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração.
Doutor - Se levanta... Tentando-o: Tentar, está no sentido de testar, provocar resposta e instigar ao erro!
Príncipe, Perguntando: Estes já tem a garantia de vida na Monarquia!
Homem - Ajoelhando-se: Os homens experientes nos labores tem pouco tempo!
Jovem - Aproximando-se, Que BEM farei: A juventude preocupa-se com o futuro e a vida!
Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. (Salmos 2.10)
Mestre, que(bem) farei?: Todos eles tem em comum a indagação e a curiosidade de como através das ações conseguirem galgar(herdar) tamanha façanha!
- Porém, Jesus interpela, acerca do conhecimento deles, com relação a este assunto: O que diz a lei?
Herdar:
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; (Mateus 25.34)
E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. (Mateus 25.39)
Vida Eterna:
Este é o anseio da humanidade desde que a contemplação do ser, exauriu-se diante da morte, que reinava desde Adão até Moisés...(Romanos 5.14)
A obra mais antiga escrita em cuneiforme sobre a Epopeia de Gilgamesh – foi escrita na Mesopotâmia pelos sumérios por volta do ano 2000 a.C. Gravado em tábuas de argila e descoberto por arqueólogos, esse poema épico narra a vida e os feitos do rei da cidade suméria de Uruk na sua jornada em busca da imortalidade.
1ª Timóteo 6.16 - Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
João 17
- Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
- Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
- E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
1°João 2.25 - E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
João 3.15,16 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
1°João 1.1 - O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida. (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
1°João 3.14-15 - Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida, tem permanecente nele a vida eterna.
1°João 5.20 - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1°João 5.10-13 - Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.
O envelhecimento Físico e a degenerescência espiritual!
Significado de Degeneração
Alteração para o pior; ação de decair; decaimento. Ação ou efeito de degenerar; ato de se degenerar. [Figurado] Alteração da função normal de alguma coisa; perversão. Etimologia (origem da palavra degeneração). Fonte: MICHAELIS
Quando a velhice se aproxima experimentamos e/ou sofremos as alterações fisiológicas desse processo, que recebe o nome pelos cientistas de SENESCÊNCIA.
Senescência: é o processo natural de envelhecer!
Neste processo temos a presbiacusia, a presbiopia e alteração da memória!
presbiacusia: é caracterizada por alteração no órgão auditivo.
presbiopia: “vista cansada“, é a perda gradual e irreversível da capacidade dos olhos de focar em objetos que estão próximos.
Comentários