A memória



O que é Memória?












É o processo mental que nos permite adquirir, reter e recuperar informações. Em vez de ser um processo único, a memória compreende três processos fundamentais: codificação, armazenamento e recuperação.






Então vamos lá:






Codificação: - refere-se ao processo de transformar a informação de tal forma que possa ser introduzida e retida pelo sstema da memória;






Armazenamento: - é o processo de reter informações na memória de modo que possam ser utilizados posteriormente;






Recuperação: - inplica resgatar informações armazenadas, de modo que tenhamos um conhecimento consciente dessa informação. (butters & Dellis, 1995)






fonte: "Livro Descobrindo a Psicologia, pag. 202"






Não existe o modelo perfeito para incorporar todos os aspectos da memória humana (Tulving, 1997). Porem, um modelo muito influente, chamado "O modelo de estágio de memória", é eficaz na explicação da funções básicas da memória. Nesse modelo há três estágios distintos de memória: memória sensprial, memória de curto prazo e memória de longo prazo (Atkinson & Shiffrin, 1968). O modelo de estágio baseia-se na idéia que as informações são transferidas de um estágio da memória para outro. Os estágios de memória diferem nos seguintes aspectos:






1º capacidade; A quantidade de informação que pode ser armazenada






2º duração; por quanto tempo a informação pode ser armazenada






3º função; O que é feito vom a informação armazenada






Memória sensorial: Registra uma grande quantidade de informações do meio e guarda-as por um breve período de tempo, as informações desaparecem gradualmente. nesse período em que a informação é mantida na memória sensorial, você involuntáriamente seleciona (se atém, fixa-se) ou presta atenção em apenas alguns aspectos de toda informação do meio que está sendo registrada. A inforamção que você seleciona e que chama muito a sua atenção, torna-se importante e automáticamente é transferida para o segundo período ou estágio da memória chamada de "memória de curto prazo";






Memória de curto Prazo: É o sistema de trabalho constante e ativo da nossa memória(Cowan et al., 1994). A sua memória de curto prazo, guarda temporariamente todas as informações que você está pensando no momento, ou de que tem conhecimento consciente. Essa informação é armazenada brevemente na memória por um curto espaço de tempo (em até 30 segundos) (Cowan , 1994). Essa memória também é conhecida como memória de trabalho, pois usamos a memória de curto prazo para ativamente porcessar, de várias formas, como, imaginar, lembrar e solucionar problemas e informações conscientes.






Memória de longo prazo: Armazena as informações de longa duração, como o nome mesmo diz, mas, com potencialidade para a vida toda. É importante observar que a interação e/ou transferência entre a memória de curto prazo e a memória dde longo prazo é bidirecional. Há uma certa viajem de memória entre as duas, pois tando a memória de longo prazo vai para a memória de curto prazo, como muita informação viaja de uma para outra e vice-versa.









Todas as informações, foram coletas de um estudo auspicioso no livro "Descobrindo a Psicologia, Don H. Hockenbury & Sandra E. Hockenbury, 2007"






Wagner Barros de Jesus


Acadêmico de Psicologia


Uninove - Memorial da América Latina - SP.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin