Aprisionados pelo medo

E livrasse a todos que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos a servidão. (Hebreus 2.15)

Escuridão e medo, são personagens abstratos, com força sentimental horripilante,  capaz de estagnar nossas habilidades de raciocínio. Cadeias de aço cromo, são reputados como nada, diante do poder cativante e tenebroso do medo da morte. O medo cerca-nos com as evasivas abordagens que a morte lhe oferece, entretanto, estamos olhando para o medo, e enchegamos nele o poderio da morte, e resolvemos obedecer aos seus desmandos, ficando necrosados no fundo da sela que nos aprisiona. Doravante, a falta de conhecimento, numa solução plausível, tem nos deixado maos atadas. Quando criamos coragem para chegarmos perto das grades, o medo vem nos intimidar com suas palavras acintosas, e acreditando nessas proposições, ficamos pesarosos e desanimados, sem forças para reagir e então, caimos em depressão.

Muitos querem que você esteja com medo. Outros até brincam dizendo: Eu gosto que você fique com medo!

No exórdio de minhas palavras, considerei a força intimidatória do inimigo, e a sua aliança com outras coisas que o acompanham. As palavras provocadoras, podem ser usadas como meios artificiosos, e premissas falsas, como ferramentas engenhosas, para impetrar em nossa mente e pensamento, algumas conjecturas, que nos perturbam por momentos a fio.

Fazem leituras de como nos comportamos, e somos, usando argumentos até plausíveis e topicos verossímeis, ou seja, com aparência de verdade, mas com falsos objetivos. São argumentos verdadeiros com alvos inválidos. Na observação cuidadosa das palavras usadas, pelos nossos algozes, muitos deles nem se conhecem, e as situações são diferentes, mas, são as mesmas estratégias. Por isso, observa-se que, se não formos equilibrados, podemos buscar uma verdade em tudo o que foi exposto do nosso comportamento. Ora, somos vigiados de todos os lados, e são várias visões, e se todos os que nos observam, foram contaminados por um sentimento que não coaduna com o seu aprendizado? Eles não conhecem as ranhuras que a sua experiência deixou em sua vida! Quando alguém,  expõe as próprias idéias sobre você com outros que possuem a força da falácia, eles podem articular teses sobre seus comportamentos. E então um pseudo-amigo que participou do conluio, aguardará momento oportuno, para lhe acertar com uma seta envenenada. Espero estar sendo claro, pois eles querem nos calar, dizendo que somos prepotentes, orgulhosos e arrogantes, simplesmente pelo fato de tentarmos sair do  calabouço que nos aprisiona, então,  se nos calarmos, ficaremos refém do nosso medo e por toda a vida sujeitos a servidão. Eles nos querem, mas, somente para servi-los. Eles querem ser ouvidos, mas, calando-nos com suas intimidações. O mundo tem que ler nas suas cartilhas e não pode haver outra literatura.

Somos livres ou somos presos. O medo é o nosso senhor ou somos voluntários em nossa vida medíocre?

- Onde estamos?
- Conseguimos enchergar a nossa volta?
- Sentimos algum desconforto na situação em que estamos?
- Estamos mesmo aprisionados?
- Alguém pode nos ajudar?
- Com quem podemos contar?

Reaja aos seus próprios sentimentos, deve haver alguma serventia nos argumentos deles, pois os filosofos dizem: Será que estes sentimentos são válidos para tanta depressão?

Coloque em um papel, as coisas propostas por aquele que teve coragem de falar contigo, sobre as visões dos proponentes a respeito de você. Perceba a sua própria situação ou contexto em que você está inserido! Seja honesto consigo mesmo, veja se há validade ou invalidade! Não vá aceitando tudo sem ter um tempo para fazer uma reflexão sobre o assunto. Críticas construtivas podem ajudar, desde que você seja franco e sincero consigo mesmo.

Não devemos nos afadigar desnecessariamente, e sem objetivos. Procure entender as proposições desconhecidas. Busque outras idéias de pessoas alheias ao assunto. Reparta suas buscas em ambientes seguros. Vá a luta, não se acomode. Ainda temos um manual indispensável nas buscas, e ele se chama, a palavra fiel e verdadeira, ditas pelo verdadeiro e fiel amigo, pois, o versículo escolhido para a base deste pensamento diz,:

- Que Ele (Jesus) "veio para livrar... a todos os que estavam por toda vida, sujeitos a servidão"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin