Que é o homem, para que dele te lembres?

Que é o homem?

Quando fico imaginando e olhando o homem em si, de forma genérica, acredito nos propósitos divinos, seus planos, pois, que é o homem, diante de um Deus, tão sábio, gracioso. Deus é grandioso ser, e arquiteto da criação, que fez todas as coisas pela palavra do seu poder, traçou um plano, antes mesmo de haver o pó no mundo, mas, e o homem? o que é?

Encontro nos salmos 2° "Senhor, quando vejo os teus céus, obras de teus dedos, o sol, a lua e as estrelas que criastes. Que é o homem, para que dele te lembres, e o filho do homem, para que o visites?"

Este poeta, fora mencionado em hebreus 2, como alguém que testificou em certo lugar!

Como é lindo pedirmos ao Deus do universo, orientar as nossas vidas, de modos que possamos vislumbrar o nosso espoço no contexto de sua vontade!

Os interpretes da antropologia podem tecer seus vastos comentários acerco do homem, suas origens, comunidades e histórias, os filósofos, aproveitam para descortinar suas explicações mirabolantes. temos ainda os que asseguram o antropocentrismo. Explicações fúteis de quem é o homem... Maz, o que é o homem mortal, para que um ser tão poderoso, possa ao menos lembrar-se Dele?

O homem é... como a erva, que nasce no telhado, e quando sai o sol, ela queima-se , morre e não há lembranças para ele.

O patriarca Jó, dissera: Senhor, que é o homem para que tanto o engrandeças, e o coloques sobre as coisas que criastes?

O escritor ao hebreus continua, dizendo: "Tu o fizeste, um pouco menor que os anjos; De glória e honras o coroastes, e o constituistes sobre as obras de tuas mãos.


Comentários

Em hebreus 2, encontro o corolário... Vemos porém, coroado de glória e honra, aquele Jesus, que fora feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão pela morte...

Lindo, o sacrifício daquele qus recebeu como presente do Pai, todas as coisas. Deus, o Pai, sujeitou todas as coisas debaixo de seus pés, mas, por amor a nós, ele não pisou em nós, antes deixou ser pisado por nós, perdoando-nos com sacrifício feito na cruz do calvário, e nos resgatou... "Eis aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu". Ele ainda sendo espetáculo ao mundo, com tamanha vexação não deixou de lado seus própositos, lemos: " Convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos a glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles" (Hebreus 2:10)

Glórias!!!

Acredite, aquele que passou vexame por nós, não se envergonhou
o que fizemos a ele, por causa da paixão da morte:

...Por cuja causa, não se envergonha de lhes chamar irmãos" (Hebreus 2:11)

Jesus, na eternidade passada, havia ganhado do Pai, de presente o MUNDO... Mas, o Filho deve ter dito, Pai, eu quero conquistar, quero ser merecedor. Lindo! Jesus querendo conquistar o que já era seu!!!

"Ele veio para o que era seu... e os seus, não os receberam, mas, a todos, quanto os receberam, deu-lhes o direito de serem chamados, filhos de Deus; aos que crêem no seu nome," (1;11-12)

A eternidade... (Pois, passada e futura para Deus é ETERNIDADE)

- Filho?!
- Sim! Pai.
- Que tal, criarmos algo imensurável?!?!
- Muito bom!!!
- Que tal, chamarmos aquele que conhece toda a ciência e mistérios ocultos, o nosso amigo?
- Ele já está aqui!
- Ótimo!
Em uníssona voz, ouve-se então:

- Haja luz, e houve luz!

E assim foi... e viu Deus (Elohim: Forma plural - Eles: o Pai, o Filho e o Espírito Santo)... que era bom!

- Pai?! - vamos criar habitantes, que habitem na terra, no ar e nos mares!

E assim foi...

Quando tudo estava preparado... O pai e o filho, andam sobre a Terra que criaram, o Filho olha os pés no chão, esfregando os dedoa na terra, e o Pai observa admirado.

- Gostou, filho?
- É bom!

- Então, encline-se para ser o Príncipado de toda criação, e eu te darei o Mundo como herança, e sujeitarei todas as coisas debaixo de teus pés!!!

Que visão gloriosa!!!

De repente o filho diz: - Pai, eu quero merecer este presente, quero conquistar o mundo e todas as coisas que me deste!

O pai sujere ao filho a quem constituiu herdeiro de tudo:

- Então, façamos o homem a nossa imagem e nossa semelhança!

Que é então, o homem mortal para que dele te lembres, e o filho do homem para que o visites! (Hebreus 2:6)

Posto que o fizeste um pouco menor que os anjos...

Eles, ao terem feito o homem, nunca o deixou sozinho, nunca esqueceu-se dele (e lembrou-se Deus de Abraão... e lembrou-se Deus de Noé... e lembrou-se Deus de Israel... e lembrou-se Deus de Moisese lembrou-se Deus de Jonas... e lembrou-se Deus de Jesus)

E visitou Deus o homem imerecedor de sua atenção:
E avistou Josué um homem com uma espada desembanhada na mão, e achegando-se a ele perguntou-lhe: És dos nossos? Ele dissera, sou Príncipe dos Exércitos do Senhor"(Josué 5:13-15)

Abre-se a cortina do tempo e espaço diante de um homem, em visões:
"Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. (Isaías 49:15)

O pai, nunca esqueceu o seu Filho quando o introduziu no Mundo (Hebreus 1:6)

E numa cidade da Judéia: visitou uma camponesa e disse: "Salve, salve agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tú entre as mulheres... achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus... e será chamado Filho do Altíssimo. (Lucas 1:28-32)



O homem é o alvo da graça de Deus...

"A graça de Deus, se manifestou, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11)

Postagens mais visitadas deste blog

O ABORTO ENTRE ADOLESCENTES

O despenseiro fiel.

A Salvação. Russell N. Champlin