Estratégias de Auto-Controle

Estratégias de Auto-Controle:

1.Pre-Comprometimento:

O pre-comprometimento implica comprometer-se de antemão com seu reforçador de longo prazo, de forma a ser difícil mudar quando um reforçador conflitante tornar-se disponível. Ou seja, tentações volitivas que a todo instante surgem para nos tirar do foco. Muitos pensam que estes estímulos conflito tem não vão mudar me nada o objetivo principal, que neste momento de distração será realizada num futuro incerto. No caso de chegar a aula no horário, um pre-comprometimento requererá vários despertadores ou a ajuda de um amigo que lhe telefonará, tudo para certificar-se de que você vai acordar. Estratégias para não ser vencidos pelas tentações dos reforçadores de curto prazo.

2.Auto-Reforço:

Algumas vezes, objetivos a longo prazo parecem tão distantes que o seu sentido de reforço futuro potencial parece fraco comparado com reforçadores imediatos. Um a estratégia para aumentar o reforçador de longo prazo é utilizar auto-reforço, que é a auto-recompensa por seus comportamentos atuais relacionados ao seu objetivo de longo prazo.
É importante, porém,  recompensar se somente após ter desempenhado comportamento desejável. Se você diz a si mesmo: “Em vez de estudar hoje à noite, irei a esta festa e estudarei amanhã! Você acabou de reforçar o fato de “NÃO” estudar! Isso será como reforçar o comportamento do rato para aumentar o número de vezes que ele pressione a barra, dando-lhe uma pelota de comida “ANTES” que ele pressione a barra. Lembre-se, o princípio básico de reforço positivo é que o comportamento é seguido pelo estímulo de reforço. Ou seja, se queremos reforçar no presente momento um comportamento que lembre o futuro ou o objetivo a longo prazo, devemos fazê-lo, com estímulo relacionados e no tempo certo, não antes nem no meio do processo, mas depois...

3.Controle do Estimulo;

Os estímulos externos podem atuar como estímulos discriminativos que “Estabelecem a Situação” para determinada resposta. De fato, os estímulos ambientais que precedem um comportamento podem adquirir algum controle sobre ocorrências futuras daquele comportamento. Sendo assim, cuidado com os estímulos ambientais que podem aumentar a probabilidades de ocorrências de comportamentos indesejáveis como estudar na cozinha (um estímulo pode nascer alí, num campo minado que explodem desejos furtivos), ou em frente da televisão (um estímulo para assistir a televisão,  ou qualquer do estiver ligada, passar algum comercial que atrai a a sua atenção). Então, substitua estes estímulos por outros que o ajudarão a atingir seus objetivos de longo prazo. Por exemplo, sempre estude em um local específico,  seja na biblioteca, numa sala de aula vasia, uma mesa ou escrivaninha num canto isolado de sua casa ou apartamento. Após um período de tempo, estes estímulos externos escolhidos para estudar associar-se-ão ao comportamento de estudar, de modos que você não verá outro lugar melhor para aprender se não for naquele local. Cozinha foi feito para preparar alimentos e comer. Sala de estar foi feito para descontração e entretenimento e quarto foi feito para dormir. Todas as vezes que tentamos estudar no quarto, durante a leitura, começamos a bocejar com sonolências.

4.Focalize o Reforçador Atrasado;

Os aspectos cognitivos da aprendizagem também têm uma função na escolha dos comportamentos que estão associados a reforçadores de longo prazo (Walter Michel, 1983, 1981). Quando confrontado com uma escolha entre um reforçador imediato e um reforçador atrasado, seletivamente focalize seus pensamentos no reforçador atrasado. Mentalmente preencha o vazio entre o presente e a conquista final do seu objetivo futuro. Dessa forma, a probabilidade  de você agir por impulso e escolher o reforçador de curto prazo e menor. (Ainslie, 1975; Watson & Tharp, 1975).

5.Observe Bons Exemplos;

Aprendizagem por meio da observação é uma estratégia que você pode utilizar para melhorar o auto-controle. O psicólogo Walter Mischel (1996) descobriu que a criança que observavam outras crianças escolher um reforçador atrasado, em vez de um imediato, na maioria dos casos, também escolhia um reforçador atrasado. Assim, procure bons exemplos de escolhas oriundas de pessoas que fizeram escolhas diante de um prazer furtivo e imediato, a uma escolha reforçadora do objetivo atrasado que esteja vinculada aos objetivo a longo prazo.
Enfim, observar bons exemplos de pessoas, podem ajudar a conquistar seus objetivos propostos e aprender bons hábitos em cada etapa do caminho até se chegar ao alvo.

Boa sorte!

Renomados: Walter Mischel; Ainslie; Watson & Tharp.
Fonte: Livro, Descobrindo a Psicologia, pág 198, 2° ed, Don H. Hochenburry & Sandra H. Hochenburry.

Mischel nasceu em 22 de fevereiro de 1930 [ 2 ] , em Viena , Áustria , [ 3 ] Quando ele tinha 8 anos sua judaica família fugiu com ele para o Estados Unidos após o Nazi ocupação em 1938. [ 4 ] [ 5 ] Ele cresceu em Brooklyn, Nova Iorque e estudou com George Kelly e Julian Rotter no The Ohio State University , onde recebeu seu Ph.D. em psicologia clínica em 1956.

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